quarta-feira, 1 de julho de 2009

Empatia

O meu primeiro texto aqui servirá como um desabafo... Esse domingo eu fui à igreja com minha mãe pra assistir uma missa. Depois que escolhemos nossos lugares um grupo de pessoas se sentou no banco da frente tampando nossa visão, o que nos fez ter que mudar de posição. Sentamos um pouco mais na lateral do banco, e eu passei a observá-los melhor. É engraçado como nosso jeito realmente transmite a classe social a que pertencemos, porque foi só bater o olho nessas pessoas que eu já saquei que eram pessoas bem mais abastadas que eu. Era simplesmente um certo refinamento, algo de berço, algo que os diferenciavam de mim, algo que eu não tinha. Passei então a reparar nas roupas. Marcas caras, material autêntico. Passei a odiar aquele pessoal...e isso porque estava numa missa, veja só. O ápice do meu ódio chegou na hora do ofertório. Nenhuma das pessoas da frente se levantou para doar algum dinheiro, nenhum dos dez individuos. Isso aumentou minha raiva, minha invejinha daquele povo nojento que ia todo vestido de maneira impecável para uma missa! Eu achei demais, uma mesquinharia terrível, um povo arrogante avarento....e tampando a minha visão!!! É curioso como agente as vezes se deixa levar, né? A reviravolta se deu na hora de comungar...levantei, recebi a óstia ( nem sei se é assim que escreve) e voltei para meu lugar para a oração. Quando terminei algo me chamou muito a atenção. Alguns deles estavam chorando, outros orando. Só então eu percebi uma coisa. Todos estavam de preto. Talvez estivessem de luto, não sei. Provavelmente sim. A questão é que senti pena. Me comovi e percebi como estava sendo superficial... como estava julgando e como estava sendo levado por um sentimento ruim. Como as vezes agente esquece de se colocar na pele dos outros, a ponto de precisar sentir ou mesmo já ter sentido algo em comum ( a perda de um ente querido, por exemplo) para que possa haver um entendimento. Não sei quando perdi minha capacidade de sentir empatia. Não interessa se somos ricos ou pobres, de uma ou outra etnia. Somos movidos pelos mesmos sentimentos, pelo mesmo ar. Antes de de julgar precisamos ao menos tentar nos entender, tentar ver algo que esteja além do visível. Fica aí minha dica...porque não tentarmos praticar mais nossa empatia, em vez de esperar uma dor comum estreitar um convívio? Creio que muitos problemas do mundo poderiam ser resolvidos assim...Mais empatia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário